Cientistas descobrem forma de reproduzir oxigênio em Marte
Segundo a Space cientistas conseguiram achar uma nova forma de os futuros exploradores de Marte poderem gerar seu próprio oxigênio.
Tudo isso através de estudos com cometa.
Esse novo método facilitaria muito a viajem até o planeta vermelho. Contendo menos custo e esforço transportando grandes quantidade de oxigênio até o planeta vermelho.
Através do estudo de cometas uma equipe descobriu uma nova reação.
O método usado antes para reproduzir oxigênio era através da energia cinética. Entretanto uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram um novo método para faze-lo.
Os cometas são corpos que tem o gelo contido em si, se o cometa se aproxima do Sol, o calor começa a derreter o se gelo, está reação produz uma longa calda que se estende por quilômetros.
Se o cometa tiver oxigênio em sua superfície , as moléculas de água podem arrancarem estes átomos de oxigênio e produzir oxigênio molécular.
A equipe descobriu que este oxigênio molecular pode ser reproduzido através do dióxido de carbono(O dióxido de carbono contém um único átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.)
Os investigadores Yunxi Yao e Konstantinos Giapis, simularam essa reação com empactando o dióxido de carbono em folha de ouro.
A folha de ouro que não é oxidável por isso não produz oxigénio molecular. Contudo, verificaram que a reação do dióxido carbono fazia com que a folha de ouro emitisse oxigénio.
"Isto significa que ambos os átomos de oxigénio vêm da mesma molécula de CO2, dividindo-a de uma maneira extraordinária”, disse o Instituto de Tecnologia da Califórnia em comunicado.
As moléculas extremamente dobradas de dióxido de carbono pode ser criadas sem o dióxido de carbono, assim era reproduzido o oxigênio.
Giapis diz que o oxigênio em Marte poderá ser gerado quando partículas de poeira a alta velocidade na atmosfera colidem com moléculas de dióxido de carbono.
Os cientistas acreditam que baixa concentração de oxigénio no Planeta Vermelho é causada pela colisão de luz ultravioleta do sol com moléculas de dióxido de carbono.
O cientista diz que reator criado pode ser usado para criar oxigénio respirável para os astronautas em Marte.
"É um dispositivo final? Não. É um dispositivo que pode resolver o problema com Marte? Não", disse ele. "Mas é um dispositivo que pode fazer algo que é muito difícil. Estamos fazendo algumas coisas malucas com esse reator."
Comentários
Postar um comentário