Contran coloca simulador como opcional e diminui as horas para tirar o CNH
Tarcísio Freitas, ministro da infraestrutura, disse dia 13 que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) resolveu tirar a obrigatoriedade de usar os simuladores na hora de expedir o CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A medida foi aprovada dia 13 durante a primeira reunião do Contran. Além do simulador ser opcional, a Contran diminuiu de 25 horas para 20 horas das aulas praticas para tirar a habilitação.
O prazo para adicionar essa nova regra é de 90 dias. O condutor terá que fazer 20 horas de aulas praticas mas se optar pelas aulas e o simulador juntos, será 15 horas de aulas praticas e 5 horas no simulador.
Tarcísio disse que não tem comprovação de que o simulador tem eficácia. O simulador não é obrigatório em outros países nem em países com um ótimo nível de segurança no trânsito. Então não terá problemas para a formação do condutor.
De acordo com Tarcísio, com essa nova regra o preço da retirada do CNH terá uma redução de até 15% do valor.
O Contran retirou também a necessidade de realizar aulas teóricas e praticas na hora de tirar a ACC (autorização para Conduzir Ciclomotores). Ciclomotores são veículos de duas ou três rodas que não conseguem passar de 50 km/h. A prática só será obrigatória se o motorista for reprovado. E ainda teve redução das aulas praticas de 20 horas para 10 horas.
Acesse Também: ProUni abre nesta sexta inscrições para 169,2 mil bolsas
Comentários
Postar um comentário