CMAH, ataque cardíaco: sintomas, fatores de risco e prevenção.
![]() |
Ilustração: coração humano. |
Pesquisadores norte americanos descobriram que durante a evolução de espécies até a atual espécie Homo sapiens sapiens há dois ou três milhões de anos passava uma hereditariedade que trouxe resultados nada satisfatório que a perda do gene CMAH no qual fica como fator responsável por destacar a espécie em relação a outros animais como mais vulnerável a sofrer ataque cardíaco. O CMAH é produtor da molécula Neu5Gc que é um ácido siálico o qual o organismo não consegue sintetizar. O material dos pesquisadores foi divulgado no " Proceedings of the Nacional Academy of Sciences" ( PNAS ).
O ataque cardíaco ocorre quando o coração recebe pouco oxigenação através do sangue que está impedido de circular por um bloqueio no interior da artéria.
Veja também:depressão: sintomas e tratamentos
- Fatores de risco
- Idade: homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos
- Tabagismo
- Hipertensão
- Colesterol elevado
- Diabetes
- Histórico familiar de infarto
- Sedentarismo
- Obesidade
- Estresse
- Alcoolismo
- Uso de drogas ilegais estimulantes, como cocaína.
- Sintomas
- . Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão durando cerca de trinta minutos;
- Ardor no peito, muitas vezes confundido com azia, que pode ocorrer associado ou não à ingestão de alimentos;
- Dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais frequentemente do lado esquerdo do corpo);
- Ocorrência de suor, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento;
- Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.
Cuidados para diminuir as chances e talvez não sofrer um ataque incluí a eliminação do consumo de carnes vermelhas e gordura, prática diária de exercício físico, relaxamento do stress que pode ser feito com meditação; e controle do sal e açúcar.
Veja também:surto de sarampo
Comentários
Postar um comentário