Exoplaneta localizado em novo sistema solar pode ser potencialmente habitável.


Foi descoberto um novo exoplaneta, chamado de GJ 357 d, sendo ele potencialmente habitável. Ele se localiza a 31 anos-luz da Terra. Numa escala espacial, 31 anos-luz é relativamente perto.

Descoberta.

Foi localizado pelo satélite Tess da NASA, satélite com especializado e com missão de encontrar exoplanetas.

Descoberta pelo método da velocidade radial. Em que o objetivo é localizar oscilações feitas na estrela pela gravidade de planetas em orbita dela.


Mas só é possível saber se o exoplaneta é habitável usando a técnica de transito. Em que permite medir o tamanho do planeta, e depois é calculado a densidade e a composição dele.

Localização.

Ele se localiza num sistema solar na constelação de Hydra, contendo 2 planetas e uma estrela anã vermelha. Porém ele é o único planeta daquele sistema solar que está na zona habitável, zona em que permite a existência da água em sua forma liquida.


Já foram descobertos mais de 4 mil exoplanetas, sendo o GJ 357 d, entre os 45 exoplanetas mais próximos da Terra, localizado no 3° sistema solar mais próximo.

Comparação com a Terra.

Em comparação com a Terra, ele tem mais de 6,1 vezes a massa da Terra. Acreditasse que o exoplaneta seja uma a duas vezes o tamanho da Terra. Ele demora apenas 55,7 dias para girar em torno da estrela.

Temperatura.

A estrela dele manda aproximadamente a mesma quantidade que o planeta Marte recebe do sol. E os pesquisadores acham que a temperatura do planeta é de -53°C. Se esse exoplaneta for rochoso e tiver uma atmosfera densa, é possível que a temperatura fique mais quente e consequentemente tenha condições para abrigar água.

Acesse nossa página no Facebook: Universo Geométrico

Comentários

Postagens mais visitadas