Sonda levou organismos resistentes para Lua
Uma sonda israelense, com nome de Beresheet, foi lançada a lua em abril deste ano. A sonda acabou batendo na superfície da lua. Nessa sonda continha 30 milhões de paginas da historia humana, amostra de DNA humano, células e tardígrados.
O que são Tardígrados?
São microrganismos, conhecidos também como ursos-d'água, são famosos pela sua resistência. Conseguem aguentar pressão de até 6 mil atmosferas, sobreviver a 5 mil Gy e radiação, aguentam o zero absoluto e até 150° C, aguentam décadas sem comida e eles acabam ressuscitando após ficar congelados por 3 décadas.
Acesse também
Sobre a sonda
Beresheet foi construído para ser um aterrissador e uma sonda lunar. Ele tinha como objetivo levar o magnetômetro, a capsula digital do tempo e o retrorrefletor a laser para a lua.
A queda na lua aconteceu porque houve um insucesso do giroscópio do aterrissador, que isso levou a vários acontecimentos até que chegou ao desligamento do motor principal. Sendo que aterrissou na lua no dia 11 de Abril.
Antes ele era conhecido de Sparrow mas acabou mudando o nome para Beresheet. O centro de controle da missão se encontrava em Israel Aerospace Industries em Yehud, Israel. No dia 13 de Abril, foi anunciado o Beresheet 2.
Situação da Sonda
Não sabem ainda se a sonda não sofreu grandes danos depois da queda na lua. Cientistas analisaram a trajetória da sonda e acreditam que tem uma grande chance de que tenham sobrevivido. Significa também que os tardígrados podem ter sobrevividos, como disse à AFP Nova Spivack, fundador da Arch Mission Foundation, "acreditamos que as chances de sobrevivência para os tardígrados são extremamente altas".
Existe possibilidade dos Tardígrados se reproduzir na lua?
Embora eles sejam muito resistentes, eles estão em recipientes selados, e mesmo se os recipientes foram danificados a ponto de conseguirem sair, não irão conseguir voltar a vida e nem se reproduzir na lua.
Acesse nossa página no Facebook: Universo Geométrico
Por que a sonda foi enviada?
A ideia de enviar a sonda é que ela serviriam como um "backup", para caso algum dia tenha necessidade de regenerar a vida na Terra. Agora que possivelmente todo o conteúdo da sonda foi exposto ao espaço, os cientistas poderiam recuperar e estudar os efeitos causados por estarem na lua.
Comentários
Postar um comentário