Exoplaneta com vapor de água é encontrado a 110 anos-luz da Terra
Foi detectado vapor de água e provavelmente nuvens de chuva na atmosfera de um exoplaneta, chamado K2-18b, que está a 110 anos-luz de distancia da Terra, na constelação de leão.
O K2-18b orbita a zona habitável de uma anã vermelha. Foi descoberto em 2015 pela sonda Kepler. O exoplaneta é uma bola de gás que cerca um núcleo possivelmente rochoso.
Acesse nossa página no Facebook: Universo Geométrico
O vapor de água foi detectado por uma equipe formada de cientistas da University College London, localizado no Reino Unido, estudando os dados do telescópio espacial Hubble que foram coletados em 2016 e 2017. Também foi analisado o espectro de luz da estrela que o K2-18b orbita, uma anã vermelha.
Os resultados das analisaram mostrou assinatura de moléculas de vapor de água, além das moléculas de vapor também continha assinaturas de hidrogênio e hélio.
Acesse também:
15 Imagens lindas tiradas pelo Hubble
Alerta: Buraco negro pode engolir todo o universo
10 animais que você não sabia que existiam
Para comparação, o K2-18b é nove vezes mais massivo que a Terra, duas vezes maior, contém uma temperatura fria, entre zero a 40°C e também ela tem uma composição atmosférica diferente. A atmosfera do exoplaneta é densa, criando uma condição muito alta de pressão. "provavelmente impede que a vida como a conhecemos exista na superfície do planeta", diz Björn Benneke, professor do instituto de Pesquisa sobre Exoplanetas da Universidade de Montrea.
Existe suspeitas que a atmosfera pode conter nitrogênio e metano, elementos químicos que são associados à vida, estudos futuros poderão confirmar essas suspeitas.
A equipe que ficou responsável pelo estudo do K2-18b pretende usar o telescópio espacial James Webb, telescópio que provavelmente irá ser lançado em 2021. Além desse telescópio também existe uma missão chamada Ariel da Agência Espacial Europeia, que será completada daqui a nove anos, essa missão irá permitir que os cientistas consigam estudar com muito mais detalhes a atmosfera dos planetas que foram detectados até agora.
A água já foi detectada em algumas outros planetas, mas eles não tinham como sustentar a vida por ser muito quente ou muito grande.
Comentários
Postar um comentário