China conseguiu fazer uma planta nascer na lua
![]() |
Planta de algodão |
A china conseguiu pela primeira vez plantar um vegetal na lua. Exclusivamente uma planta de algodão, conseguindo fazer a planta sobreviver por 14 dias.
A china lançou uma sonda chamada Chang'e-4 que chegou na parte escura da lua no dia 3 de janeiro de 2019. Essa sonda, além de ficar famosa por ser a primeira a pousar na parte escura, também carregava uma mini-biosfera, chamada de LME (Que em português fica, Micro Ecossistema Lunar), pesando cerca de 2,5 kg.
Acesse nossa pagina do Facebook: Universo Geométrico
No LME tinha seis plantas mantidas por vinte dias em condições iguais a da Terra. O LME, um cilindro lacrado, tem 18 centímetros de comprimento e 16 centímetros de diâmetro. Dentro do LME contem um mato da especie Arabidopsis thaliana, sementes de algodão, de canola, de batata, levedura e ovos de mosca-das-frutas.
Planta
Nas duas semanas que o LME ficou na lua, apareceu duas folhas de uma plantinha de algodão, sendo que os pesquisadores pensaram que seria apenas uma folha. Eles descobriram por meio de estudos em uma simulação em 3D fundamentado nos dados e processamento de imagens.
Acesse também:
Carne é produzida pela primeira vez fora da Terra
Sonda levou organismos resistentes para Lua
Foi descoberto novos compostos orgânicos na lua de Saturno
Sendo só as sementes de algodão que deram resultados bons. Depois das duas semanas, o local ficou sem luz e fez uma temperatura de -190°C, matando assim a planta.
Embora a planta de algodão tenha morrido por causa da temperatura, eles ainda assim continuam experimentando, dessa vez vendo a durabilidade do LME.
![]() |
Lua |
Experimento
Xie Gengxin, encarregado da experiencia, do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de Chonguing, explica que não irá fazer uma matéria cientifica sobre o experimento, mas ele diz que ainda dará continuamento ao experimento.
Na fase de elaboração do experimento, planejavam enviar uma tartaruga para a lua, mas por conta do peso da esfera que não podia ser maior que 3 kg, acabaram não enviando a tartaruga.
Xie pretende lançar mais tipos de vida em outras missões para a lua, mas ele não falou que tipos de vida planeja levar a lua.
Já existe o planejamento da Chang'e-6, com o objetivo de trazer as amostras, que ocorrerá no meio do ano de 2020.
Comentários
Postar um comentário