Cientistas desenvolveram sangue artificial para todos os grupos sanguíneos


Cientistas fizeram uma nova descoberta que poderá salvar a vida de diversas pessoas. O sangue artificial poderá ser usado para transfusões em qualquer grupo sanguíneo mas ainda contém muitas dúvidas para o ser humano.

Recentemente foi divulgada uma notícia da Agência Japonesa para Pesquisa e Desenvolvimento Médico, cientistas conseguiram desenvolver um tipo de sangue artificial que irá ajudar milhares de pacientes que precisam de sangue urgentemente.

O sangue é constituído por quatro grupos sanguíneos que são: A, B, AB e O, com dois fatores Rh, positivo e negativo. O sangue artificial feito pelos cientistas poderá ser usado em transfusões para todos os grupos sanguíneos, ajudando pacientes que correm risco de vida por não ter o seu sangue para transfusão. A transfusão de sangue errada ou do fator que não seja compatível pode levar o paciente ao óbito.

O sangue artificial foi produzido a partir do desenvolvimento de vesículas de hemoglobina que são responsáveis pelo transporte e armazenamento de oxigênio, umas das principais funções dos glóbulos vermelhos. A sua mistura com nanopartículas hemostáticas e plasma (liquido claro proveniente do sangue) seria aplicada em pacientes que precisam de transfusão.

Veja também: foi criado um gel capaz de proteger florestas de incêndios

Testes foram feitos para comprovar que o sangue pode ser usado, cerca de 10 coelhos com hemorragia no fígado usados para transfusões apresentaram uma alto índice de sucesso, com seis coelhos vivos no período de uma transfusão comum. Os animais vivos não apresentaram quaisquer efeito colateral após o sangue artificial ser usado. O sangue ainda não foi testado em humanos por conter dúvidas, entretanto, promete ter um resultado promissor segundo cientistas.

Um professor de imunologia no Colégio Médico, no Japão, que foi um dos autores da pesquisa, chamado Manobu Kinoshita, mencionou alguns problemas nas transfusões de sangue mais atuais.

"É difícil armazenar em lugares remotos a quantidade suficiente de sangue para transfusões. O sangue artificial poderá salva a vida de pessoas que, de outra forma não poderia ser salvas" Relatou ele.


Curta nossa página no Facebook e saiba mais sobre o universo 

Comentários

Postagens mais visitadas