Foi descoberto como os tardígrados sobrevivem a condições extremas


Tardígrados, são animais microscopismos com o limite de dimensões de 1 milímetros, sendo um animal minusculo.

Esses animais são pequenos mas tem um poder de resistência enorme. Conseguem aguentar o zero absoluto, até 150° C, aguentam um bom tempo sem comida, radiação e etc.

Em abril desse ano uma sonda caiu na Lua carregada de Tardígrados. Uma sonda israelense, com nome de Beresheet. Ela caiu por causa de falhas técnicas.

Acesse nossa pagina do Facebook: Universo Geométrico

Talvez os tardígrados estejam vivos, já que são extremamente resistentes e conseguem sobreviver no vácuo.

Pesquisa

Uma pesquisa feita na Universidade de Califórnia em San Diego descobriu o porque que os tardígrados possuem uma boa resistência.

Foram feitos estudos numa proteína que ja foi descoberta nos tardígrados, chamada de Dsup (Que em inglês fica damage suppressor protein, ou em português, proteína supressora de danos).

Acesse também:

Sonda levou organismos resistentes para a Lua

Nasa testará novos robôs para analisar uma lua de Saturno

Asteroides na sombra de Júpiter podem ser perigosos

Essa proteína usado em humanos, traz uma proteção para radiação vinda do raio X.


A proteína Dsup se conecta a cromatina, que é um conjunto de DNA e proteínas que se localiza dentro do núcleo celular. Após a proteína Dsup se conectar ela acaba formando uma camada protetora em volta do DNA para proteger eles dos radicais hidroxil, que são criados pelos raio-x.

Mas os estudiosos não confiam que essa proteína serve para proteger os tardígrados exclusivamente contra a radiação. E sim uma proteção pros radicais localizados em lugares com musgos. Os tardígrados entram em estado de desidratação dormente quando o musgo seca. E a proteína Dsup ajuda eles a sobreviver nesse estado.

Comentários

Postagens mais visitadas