Misteriosas erupções do vulcão Loki na Lua Io
Todos sabemos que Júpiter tem quatro Luas ao seu redor, uma delas contém um vulcão ligeiramente ativo. Chamado Loki, esse vulcão pode entrar em erupção a qualquer instante.
Ao que sabemos, o gigantesco vulcão é chamado de Loki, ele é encontrado na Lua de Júpiter chamada Io. Estudos feitos por cientistas na Lua Io a partir do ano de 1988 a 2000, foi descoberto um período de erupções vulcânicas de aproximadamente 540 dias.
Até o ano de 2001, o vulcão Loki ficava ativo com luzes fortes durante 230 dias seguidos, porém quando estes dias se passaram o vulcão escurecia para em seguida voltar o seu ciclo novamente.
Já no ano de 2013, Loki apresentou ter um período mais curto de erupções, sendo de 475 dias, antes era de 540 dias, ou seja, aos poucos ele vai diminuindo o seu ciclo vulcânico.
Veja: A primeira foto da maior estrutura do universo, a Teia Cósmica
Loki é conhecido pela sociedade de cientistas como uma grande cratera de lava muito parecido com a cratera Patera que é um lago efervescente com uma camada de lava escura tendo 200 quilômetros de extensão.
Os cientistas procuram saber o que acarretou o fato do período de erupções durarem pouco. Provavelmente poderia ter ocorrido uma pequena mudança constante no magma que fez com que tivesse uma menor densidade quanto no magma quanto na crosta, o que acabou deixando a superfície do lago um pouco instável.
Em 2018 estas erupções começaram no dia 23 de Maio até 6 de julho. As erupções em 2019 começaram entre o dia 9 e 24 de Setembro.
"Os vulcão são difíceis de prever por que são muito complicados. Muitas coisas influenciam as erupções vulcânicas, incluindo a taxa de suprimento de magma, a composição do magma.
Particularmente a composição de bolhas no magma, o tipo de rocha em que o vulcão se encontra, o estado de fratura da rocha, entre outros" Disse Julie Rathbun, do instituto de Ciência Planetária do Arizona.
Curta nossa página no Facebook e saiba mais sobre o universo
Comentários
Postar um comentário