Um asteroide recém-descoberto poderá atingir a Terra
ESA (Agência Espacial Europeia), detectou um novo asteroide, chamado de 2019SU3, possuindo um risco de atingir a Terra. O asteroide pode atingir a terra em menos de 65 anos.
Presumem que a 2019SU3 tem de 9 a 23 metros de diâmetro. Ele é o quarto asteroide com mais riscos de atingir o planeta. Possuindo 0,65% de chance de atingir a Terra, mesmo sendo baixa é maior que 0%, o que requer cuidado.
Acesse nossa pagina do Facebook: Universo Geométrico
A ESA colocou o asteroide na sua Lista de Riscos e Lista Prioritária, que quer dizer que a ESA observará com mais detalhes o curso do asteroide.
O asteroide passará a 10 mil quilômetros da Terra. Em termos de comparação a Lua está a uma distancia de 380 mil quilômetros da Terra.
Por causa da distancia que o asteroide irá passar, poderá ocorrer que o asteroide atinja o nosso planeta se ocorrer um empurrão pela força gravitacionais de Mércurio, Marte e Vênus. Já que as vezes a orbita do asteroide passa por esses planetas.
Os pesquisados avaliam que as chances do asteroide atingir o planeta é de 1 em 147, enquanto outro dizem que é 1 entre 3600.
Antecipação
Os pesquisadores não sabem ao certo qual a chance do asteroide nos atingir realmente. Já que é difícil antecipar as orbitas dos asteroides no futuro.
Acesse também:
"Nasa vai chocar nave espacial em asteroide para salvar a Terra"
Asteroides na sombra de Júpiter podem ser perigosos
Foi detectado oscilações no campo magnético de Marte
A data da colisão ainda não foi estabelecida, mas os dias temporários diz que irá atingir entre 16 e 21 de setembro de 2084.
Para calcular o deslocamento são feitas 124 analises, mesmo assim é preciso fazer mais.
O asteroide irá ficar perto da Terra muitas vezes antes de 2084. Sendo em 2038 a primeira aproximação. Mas nenhuma dessas aproximações apresenta perigo.
Em meios de comunicação internacional, é dito que o asteroide não é grande o suficiente para criar um grande impacto se atingir a Terra, e possivelmente o asteroide irá queimar quando entrar na atmosfera da Terra.
Grupo de asteroides Apollo
A 2019SU3 está num grupo de asteroides chamado Apollo, cujo grupo de asteroides possuem uma orbita espaçosa ao redor da Terra, e algumas vezes a orbita desse grupo passam perto da Terra.
Desvio
A Nasa irá fazer testes para desviar ou destruir asteroides, para assim a Terra não ser atingida. Esses testes ocorreram apenas em 2021, contra um asteroide que não representa um perigo. Se quiser saber mais clique aqui.
Comentários
Postar um comentário