Netuno é mais quente que Urano mesmo estando mais distante do Sol


Desde a primeira vez que um satélite, chamado Voyager 2, observou o planeta Netuno em 1989, foi percebido que ele aparentava ser mais quente que Urano, mesmo Netuno sendo mais afastado do Sol.

Calor misterioso

Com os seguintes cálculos feitos depois de 1989, foram encontradas temperaturas parecidas as dos planetas gasosos, sendo que teoricamente não deveria ser.

Acesse nossa pagina no Facebook: Universo Geométrico

"A fonte desse calor adicional permanece um mistério", avaliou o físico Brian Cox, no próprio documentário chamado "The Planets".

Porém ainda existe varias suposições das desigualdades entre os dois planetas com formação parecido com nosso Sistema Solar, conforme LiveScience.

Calculo

"Só podemos medir temperaturas nas camadas mais externas", falou Michael Wong, pesquisador planetário da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Acesse também:

Será lançado um robô para encontrar água na lua em 2022

Foi descoberto novos compostos orgânicos na lua de Saturno

Misteriosas erupções do vulcão Loki na Lua Io

Ao calcular isso na realidade Netuno não é mais quente que Urano, eles tem na verdade a mesma temperatura, mas Netuno está mais afastado do Sol, ele não deveria ter a mesma temperatura.

Sendo assim Netuno aparentemente é mais quente na emissão de calor do que com a absorção de calor vindo do Sol.

Voyager

Desde 12 anos após o começo da sua percurso do sistema solar, encontraram seis novas luas e registrou imagens do anéis do planeta.

"As medidas da Voyager mostram que Netuno emite mais do que o dobro de calor que absorve do sol, enquanto Urano não", disse Anthony Del Genio, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA.

"Urano não possui uma fonte significativa de calor interno e não pode gerar calor adicional ao obtido pelo sol", distinguindo Urano com Netuno, Júpiter e Saturno, de acordo com Anthony.

Nascimento do Sistema Solar

A enorme temperatura provindo da fonte interna derivada da demasia calor a partir do nascimento do sistema solar, no instante da criação dos planetas, o calor que teve desde a nebulosa solar primitiva.

"A fonte adicional de calor em Netuno deve-se em grande parte à contração gravitacional", falou Joshua Tollefson, na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Explicação

Ainda não existe uma explicação da falta da fonte adicional de calor em Urano. Provavelmente seja a distinção de idade, até porque os planetas mais jovem tendem a ser mais quentes.

A velocidade e a potencia da liberação de calor derivam da organização e formação interno do corpo celeste e das suas camadas de nuvens.

Entretanto é complicado avaliar essas coisas considerando que um ano em Netuno corresponde a 165 anos terrestres, por causa desse motivo os pesquisadores não estudaram o ciclo estacional do planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas