O que aconteceu depois da extinção em massa dos Dinossauros?

O que aconteceu depois da extinção em massa dos Dinossauros?

Há mais ou menos 65 milhões de anos atrás a Terra sofreu um grande desastre ou fenômeno natural vindo do espaço sideral que ocasionou uma grande mudança em nosso planeta.

Um asteroide gigante estava em rota com a Terra e ao acerta-la causou uma extinção em massa dos dinossauros e de praticamente 76% das espécies existentes no planeta.

Anos depois cientistas procuram saber como foi o desenvolvimento do planeta após esta lamentável catástrofe que períodos depois levaram a evolução dos mamíferos.

Recentemente o site American Association for the Advancement of Science (AAAS) publicou um estudo para nós ajudar a compreender como ocorreu o desenvolvimento da fauna e mamíferos a milhões de anos atrás depois da extinção em massa dos dinossauros.


Os estudos claramente foram baseados em fósseis encontrados na cidade do Colorado, Estados Unidos, o motivo é pelo fato do fóssil ser da época da catástrofe, com ele foi descoberto que a plantas e animais voltaram ao auge muito mais rápido do que se pensava, relatou os cientistas a equipe da Science.

Depois da morte dos dinossauros, organismos simples dominaram a paisagem desconhecida, como fungo e mofo, surgindo uma nova vegetação e uma planta familiar, a Samambaia, sendo muito resistente, ela cobriu o planeta de verde levando anos para dar lugares para a floresta nascer, que ajudaram levar oxigênio ao nosso planeta abrindo espaço para uma nova era.

O que aconteceu depois da extinção em massa dos Dinossauros?
O Loxolophus do tamanho de  guaxinim  e outros mamíferos evoluíram surpreendentemente rapidamente após a extinção final do Cretáceo

Se escondendo na escuridão em tocas, criaturas cujo o desenvolvimento foi impedido pelos grandes dinossauros surgem os mamíferos, no qual não enfrentam problemas para se reproduzir em grande escala.

"Eles tem quase todo o quadro, o que é o bastante emocionante" diz o anatomista funcional Amy Chew, da Universidade do Brown. "Este registro integrado de alta resolução nos diz realmente o que está acontecendo."

Acesse nossa página no Facebook! Universo Geométrico

Os pesquisadores também descobriram que houve um aumento no tamanho dos mamíferos, eles triplicaram depois da extinção em massa dos dinossauros assim como também as plantas aumentaram sua civilização.

Depois de 700.000 anos as leguminosas surgiram, enriquecidas de proteínas tiveram grande papel no aumento de peso dos mamíferos que atingiram 50 kg.

"A maior mensagem é a rapidez com que a recuperação foi ... aproximadamente entre a vegetação e a fauna" disse a paleontóloga Vivi Vajda, do Museu de História Natural de Estocolmo.

Segundo os especialistas, a pesquisa feita é para prever a recuperação do ecossistema  em casos de eventos catastróficos pelo fato do  planeta já está enfrentando condições ambientais desfavoráveis. Por isso o conhecimento nesse quesito é algo essencial.

Comentários

Postagens mais visitadas