Poluição por petróleo no nordeste do Brasil


No final de agosto deste ano, foi encontrado petróleo nas praias do nordeste do Brasil. Pelo menos 200 praias foram contaminadas e 14 animais morreram. Ainda não foi possível identificar de onde vem o petróleo, porém, militares do Brasil, voluntários e a companhia estatal de petróleo "Petrobras" estão participando da limpeza das praias. 

A primeira mancha de óleo foi vista em 30 de agosto nas praias da Paraíba e em setembro o derramamento se espalhou para 9 estados do nordeste do país. Petrobras diz que as características do óleo encontrado nas praias não são o tipo de petróleo produzido por eles. 

Acesse nossa página no Facebook: Universo Geométrico



De onde vem o óleo?

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, não se sabe com certeza de onde vem o óleo, como o Atlântico é viajado por muitos navios, pode tornar isso algo ilegal, podendo acontecer um acidente ou o naufrágio de um navio. Os cientistas afirmam que é necessário ver imagens de satélite para poder observar de onde vem o óleo. 

Outra maneira de conhecer a origem do petróleo é analisar as correntes marítimas, direção e intensidade do vento e as rotas dos barcos. 




Quanto a fauna e flora marinhas, existem muitos animais afetados pelo derramamento, entre eles várias tartarugas cobertas de óleo foram encontradas e o processo para limpar uma única tartaruga pode levar aproximadamente 5 dias. 


Acesse também:

Como Nasa reagiu ao descobrir água na lua há 10 anos atrás

Carne e produzida pela primeira vez fora da terra

Sera lançado um robô para encontrar água na lua em 2022


Esse problema também afeta seriamente os seres humanos, porque as pessoas que estão colaborando na limpeza das praias podem apresentar sérios problemas de saúde, por causa do contato direto e dos vapores liberados pelo petróleo e também, se forem consumidos produtos contaminados do mar. No entanto até agora não há restrições a produção e venda de peixe, porque os peixes produzidos para consumo são criados em cativeiro ou vem de locais onde não há contaminação. 

Comentários

Postagens mais visitadas