Estudo mostra como a água desapareceu em Marte
Os cientistas acreditam que bilhões de anos atrás, havia rios, lagos, e oceanos em Marte, eles tem essa hipótese devido aos leitos dos rios, a química das superfícies salgadas, entre outras coisas. Mais eles ainda não tem certeza de como a água poderia ter desaparecido. No entanto, estudos recentes sobre tempestades de poeira em Marte podem dar uma explicação para essa perda de água.
Tempestades de poeira em Marte são muito comuns, foram registradas em 1977, 1982, 1994, 2001, 2007 e 2018. Os dados obtidos graças a oito naves espaciais que orbitam e percorrem Marte. As tempestades em Marte ocorrem mais ou menos uma vez a cada 10 anos, afetando toda a superfície marciana.
Acesse nossa página no Facebook: Universo Geométrico
Em 2007 observou-se que as torres de poeira duraram entre um e dois dias, mas em 2018 essas torres duraram quase quatro semanas. Em 2007, os cientistas puderam ver que as torres de poeira transportam moléculas de água para a atmosfera marciana superior.
Tempestades de poeira em Marte aumentam o vapor de água não permitindo que o ciclo hidrológico seja concluído. A atmosfera em Marte é mais fina a medida que se afasta da superfície marciana. De modo que as partículas de água, cada vez mais distantes da superfície, ficam mais expostas aos raios solares, e por sua vez, quebram as moléculas de água, enviando partículas para o espaço. Isso não permite que a água contida na atmosfera de Marte retorne ao planeta como acontece na Terra. Na Terra, uma parte do ciclo ocorre quando a água na atmosfera cai na forma de neve ou chuva.
Acesse também:
Vida em marte missão marte em busca de fosseis primitivos
Incrível! Cientista diz que existe vida em marte e confirma com fotos
Nasa encontrou açucares essenciais para vida em meteoros
O satélite Mars Recognnaissance Orbiter (MRO) da NASA possui um equipamento avançado que permite penetrar nas espessas camadas de poeira, permitindo a coleta de dados para a realização de pesquisas. Este satélite mediu moléculas da água em diferentes alturas antes e depois da tempestade de 2018 e observou que o vapor de água diminuiu.
Os cientistas foram capazes de observar como as moléculas de água atingiram a atmosfera superior e, assim levantaram a hipótese de como a água poderia ter desaparecido em Marte. Pesquisas futuras visam saber quanta água fluía e quanto tempo levou para desaparecer.
Agora tudo faz sentido 🧠
ResponderExcluirMais ainda tenho perguntas kkkk 🧠
ResponderExcluir